segunda-feira, 5 de março de 2018

O retrocesso do móvel popular



Mesmo com o progresso nos processos de manufatura, com a divulgação pelas redes sociais, com a existência de bons exemplos mundiais, neste início de século XXI continuamos a regredir em áreas onde isso não seria concebível. O setor de mobiliário popular é um deles. Nos dias de hoje o mobiliário popular, que é oferecido ao consumidor brasileiro é pior do que em meados do século passado, tanto em design como em qualidade. 

Este raciocínio nos ocorreu logo após a notícia do falecimento de Ingvar Kamprad, há poucas semanas, o fundador e presidente da rede de lojas IKEA, espalhadas pelo mundo. A IKEA foi uma das precursoras da difusão do móvel popular  qualidade pelo mundo, iniciado no final dos anos 60, junto com a Habitat, esta de origem britânica, e que hoje faz parte da rede IKEA. Estes dois exemplos mudaram o paradigma do que é um móvel popular, de preço justo, mas com funcionalidade, design e qualidade, para atender a um publico diferenciado, nascido no pós-guerra. A IKEA nasceu em uma pequena cidade do interior da Suécia e se tornou a maior rede de venda de móveis e acessórios para a casa do mundo, com 400 lojas e presença em todos os continentes, menos na América do Sul. Kamprad foi o milionário europeu que frequentou o primeiro lugar do ranking por longos anos. Sua filosofia de vida foi que norteou a fundação da empresa e a feição de seus produtos, que tiveram sucesso quase que instantâneo. Ele percebeu a emergência de uma classe popular de consumidores com necessidade de mobiliário de qualidade, mas com preços populares.

O interessante é que nos anos 70 houve um interesse da IKEA e da Habitat (então ainda independente) em vir para o Brasil, como um inicio de uma possível operação em nosso continente. Estiveram aqui em missão exploratória mas desistiram após alguns estudos. Já operava em algumas cidades brasileiras uma cópia delas, a rede Tok&Stok, com produtos muito semelhantes mas a preços muito mais caros, comparativamente, aos praticados por eles em suas redes. A proibição de importar peças de mobiliário praticada na época foi um dos fatores que os impediram de ir a frente. Isso significaria produzir todo o seu catalogo aqui, e com nossos custos inflacionados, o que impediu a viabilidade do negócio. Isso também impediu que nos tornássemos fornecedores deles, mesmo havendo algumas iniciativas de empresas nacionais, o que detalharemos em outro post. Este é um dos exemplos internacionais a que nos referimos no início. Se estas tentativas tivessem se concretizado, poderíamos ter outro patamar de qualidade de mobiliário e acessório, atendendo ao nosso consumidor popular. Certamente estabeleceria um novo paradigma para o setor.

O que temos hoje é abaixo da critica. Um mobiliário popular construído com péssimo design, acabamento pífio, detalhamento abaixo de qualquer critério, que não suporta o uso diário, nem uma mudança sequer, sem possibilidade de manutenção, com materiais e acabamentos que não suportam um copo molhado, sobre um tampo de mesa. O resultado é que há uma invasão de produtos chineses de baixo custo competindo com o produto nacional, com sérios problemas para a indústria local. Uma indústria que sempre teimou em privilegiar custo sobre qualidade, nivelando assim seu mercado pelo menor nível possível, hoje sofre as consequências. Não criamos uma cultura da qualidade, o que dirá do design.

O design de nosso mobiliário peca por uso de placas de MDF com revestimento de péssima qualidade. Itens desmontáveis, mas com ferragens de baixa resistência e com acabamentos de parafusos aparentes, com capinhas que se desprendem e se perdem facilmente. Excesso de cromados e parafusos aparentes, no mobiliário metálico, com tubos de espessuras inadequadas, facilmente deformáveis ao se arrastar uma mesa. Cadeiras com acabamentos em chapa metálica sem o necessário desbaste, ocasionando bordas cortantes, além de estofamentos de baixa qualidade e conforto.

Quando os móveis são de madeira há exemplares de cadeiras pesadas demais, para um reles mortal, ou leve demais para se confiar em sentar nelas. Mesas de diversas alturas, com travessas que não permitem ao usuário sequer cruzar as pernas.  Quanto aos armários fazem o maior efeito enquanto vazios. Ao serem carregados temos logo o efeito das prateleiras vergando e das portas empenadas e sem fechar se faz sentir, fruto do mau dimensionamento das placas utilizadas e de sua resistência. No caso dos estofados as dimensões são tão estapafúrdias que dificilmente caberão numa sala de Minha Casa Minha Vida! 

Basta fazer uma turnê por uma rua de lojas de mobiliário popular, em qualquer cidade brasileira para se constatar estes fatos. A pergunta que fazemos é será que o consumidor popular tem que pagar este preço e ter um produto que já sai da loja com prazo de validade? Não há a possibilidade dos órgãos de normalização ou de defesa do consumidor fiscalizar estes produtos e dar-lhes uma classificação, que sirva para o consumidor saber o que está comprando? Como é realidade em outros países?

O suado dinheiro do consumidor popular deve ser protegido deste tsunami de baixa qualidade que lhe é oferecido. O nosso consumidor popular, merece ter um retorno de qualidade e o design tem um papel fundamental na geração de produtos que durem alguns anos a mais, além da duração das suadas prestações que ele paga.

A indústria e o comércio de mobiliário popular tem que tomar consciência urgente disso, para sobreviver e atingir patamares de maior valor agregado, fornecendo produtos melhores a população brasileira.

Texto não publicado

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Retomando o Blog


Aos seguidores deste Blog devo desculpas pela sua interrupção, por um longo tempo. Estamos retomando as publicações com os temas que nos propusemos no seu inicio e em especial ressaltando os últimos desenvolvimentos de nossa área, de forma critica, provocando alguma discussão, sempre que possível.

O texto a seguir relata muito bem o que tem acontecido em nossa indústria, por um de seus protagonistas. O designer Newton Gama esteve a frente do setor de Design da Whirlpool, por longos anos e foi junto com sua equipe, responsável pelo sucesso dos produtos deste conglomerado. Este texto demonstra bem que o desmonte da capacidade criativa em nosso país tem diversos atores. As multinacionais, que sempre se utilizaram em larga escala do design brasileiro, e com sucesso, estão nos tempos atuais colaborando de forma negativa neste processo. O texto de 2016 é muito atual, merecendo a republicação que estamos fazendo.






O triste fim do Design

Recebi a triste notícia de que a Whirlpool, que é detentora das tradicionais marcas brasileiras Consul e Brastemp, decidiu fechar a área de Design no Brasil. Alguns designers ainda permanecem na empresa, mas ligados a gerentes de outras regiões do mundo que não conhecem nossa cultura.

Encerra-se neste momento um ciclo virtuoso do Design brasileiro, iniciado na década de 60, quando a Consul contratou o designer, formado pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI), Freddy Van Camp. Esta foi a primeira semente plantada na indústria brasileira de eletrodomésticos. Durante quase 50 anos as áreas de Design, através de estudos e pesquisas, mapearam as reais necessidades e anseios da consumidora brasileira, desenvolvendo produtos que consideravam aspectos sociais e culturais, de uso e de costumes, de preferências estéticas e de identidade. Até então todos os produtos oferecidos no mercado brasileiro eram projetados observando hábitos de uso e costumes norte-americanos ou europeus, que tem identidades e peculiaridades diversas da brasileira.

Ao longo dos anos 70, 80 e 90, a partir da iniciativa da Consul e Brastemp, todas as demais marcas, de diferentes segmentos, passaram a se preocupar em entender profundamente o nosso consumidor, o que além contribuir para o desenvolvimento de linhas de produtos de alto valor agregado, muito adequadas e sintonizadas ao mercado brasileiro, colocou o Design como fator estratégico para a vantagem competitiva das marcas. Isto porque o Design traduz em linhas e formas os desejos mais sutis do consumidor.

Nos anos 90 o Design da Consul e Brastemp passou a ser exportador de design na medida em que a empresa multinacional que adquiriu estas tradicionais marcas reconheceu a competência e expertise da área. A Whirlpool então passou a utilizar a equipe de design do Brasil para executar projetos para a Europa, China, Índia, México e até para os USA, sede da empresa. Como parte de um processo integrado, as equipes de tecnologia também tiveram o mesmo reconhecimento.

Foi evidente e flagrante o avanço que o Design Brasileiro obteve em todos os setores, nas décadas de 1990 e 2000. Empresas competidoras passaram a contratar estúdios ou criar grandes áreas de Design para o desenvolvimento dos produtos e, conseqüentemente, do próprio Design brasileiro. Dezenas ou mesmo centenas de designers participaram deste processo, em todo o Brasil.

O Design brasileiro ganhou o mundo. Em todos os segmentos da indústria passou a ser adotado e respeitado pela sua forma de pensamento e devido à sua facilidade de relacionamento com as áreas pares de Marketing e de Engenharia. Esta é uma característica que nos diferencia e que não é efetiva em outras culturas do design, como na Europa e nos Estados Unidos. Durante as recessões e nos períodos de inflação altíssima, o Design serviu como estratégia de apoio em conjunto com o Marketing e Engenharia para recuperação de mercado.

Portanto não se justificaria o corte do design em função de contenção de despesas ou quedas nas vendas, quando na realidade o design sempre foi um elemento chave para recuperação do mercado. Durante o período do fracassado plano Collor, quando as fronteiras e o mercado brasileiro foram abertos e produtos do mundo inteiro desembarcaram no Brasil, várias empresas fecharam suas áreas de design. A Bosch foi um exemplo, com a idéia de que a globalização havia finalmente se estabelecida. Produtos asiáticos inundaram nossas lojas, mas foi impressionante a reação dos consumidores em rejeitá-los, considerando-os estranhos, exóticos, inadequados e ineficientes a nossa cultura de uso. Várias empresas, inclusive a Bosch, foram obrigadas a reestruturar as áreas de design porque o consumidor não quis comprar produtos com a identidade germânica. E muito menos a total falta de personalidade e identidade, para os padrões brasileiros, dos produtos asiáticos.

Hoje vemos um cenário onde os novos executivos “hight potencial” limitam-se a replicar produtos, preocupando-se apenas em executar as ordens da matriz, não defendendo com determinação, responsabilidade e conhecimento as tradições, costumes e valores do consumidor brasileiro. E aos poucos vão destruindo uma história de sucesso, reconhecida e admirada pelos brasileiros. As marcas Consul e Brastemp construíram com competência, durante décadas, uma relação de confiança com o seu consumidor, graças ao respeito que profissionais de alto valor dedicaram a

Não apenas as áreas de design estão sendo desativadas. Áreas de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento estão sendo eliminadas. Centenas de profissionais de alto nível, que na impossibilidade de colocar toda sua originalidade, criatividade e ousadia em benefício do País, buscam hoje colocações além mar. Sorte de países, como a China, entre outros, que terão estes talentos ao seu dispor.

E o consumidor brasileiro vai ter novamente à sua disposição produtos que foram desenvolvidos para outros mercados, recebendo apenas uma “maquiagem” para ficar com cara de um produto brasileiro.

Fica um “gap” e oportunidade para as pequenas e médias empresas brasileiras que a partir daí poderão crescer utilizando exatamente a mesma estratégia que Consul e Brastemp utilizaram no passado. Estudar, conhecer e aplicar nos produtos a perfeita identidade do consumidor e ganhar o market-share dessas grandes empresas míopes.

Outro grande problema é que as pequenas e médias empresas Brasileiras ficam embaçando e relutam muito em assumir o DESIGN, como ferramenta estratégica. Preferem copiar, deixar um designer ofuscado no meio de engenharia "quebrando um galho" e relutam em fazer este investimento, que é mínimo perto de todas as perdas que tem com os outros erros que cometem e pela falta de investimento no DESIGN.

Essa MIOPIA existe na indústria Brasileira, e mesmo com muitos exemplos já comprovados, os administradores e engenheiros acham que podem sempre, ir "quebrando o galho". E perdem a grande oportunidade se tornarem líderes de seus segmentos. E Isso vale para tudo que pode ser feito com o auxilio do DESIGN.

AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS, TAMBÉM SÃO MUITO MÍOPES, INFELIZMENTE A CAPACIDADE E O POTENCIAL DOS DESIGNERS BRASILEIROS VÃO MUITO ALÉM DO QUE ESSES EMPRESÁRIOS PODEM IMAGINAR. QUEM ESTÁ EM CRISE, PRECISA DE DESIGN PARA SAIR DELA.

DIFÍCIL CONVENCER AS EMPRESAS COM POUCO ARROJO E INICIATIVA.

Newton Gama – Designer brasileiro

Texto publicado no Facebook em 12/03/2016


Um comentário adicional:
Desde a publicação acima o panorama da indústria brasileira de eletrodomésticos foi muito alterado, não só pela recessão econômica, mas pela alteração dos “players” que dominavam este setor, na sua maioria marcas globalizadas que adquiriram facilidades fabris de empresas nacionais. Nestes últimos anos diversas marcas deixaram o mercado, criando assim impasses para o nosso consumidor e usuário. A falência do grupo MABE, por volta de 2016, retirou do mercado as marcas DAKO, GE, Continental, e Bosch, deixando milhares de consumidores sem nenhum recurso de assistência técnica, milhares de trabalhadores sem emprego e um acervo tecnológico e de design perdido. Outras marcas surgiram, produtos importados foram ocupando os nichos de mercado e o panorama geral permaneceu instável até o momento. Recentemente foram leiloadas, pela massa falida da Mabe, as marcas Dako e Continental, que foram adquirias pela Electrolux, mas ainda sem previsão de serem relançadas no mercado.

Freddy Van Camp