Todos reconhecem a qualidade que as cachaças brasileiras adquiriram nos últimos tempos. Nossa velha pinga tem se transformado em fenômeno de sucesso não só no país mas também no exterior. Para alguns só podemos tomar a cachaça pura, em cálices, ao estilo “cowboy”, de uma talagada só. Para outros o veiculo é a caipirinha, mistura de frutas maceradas com cachaça e gelo, sorvido aos poucos e na companhia de amigos ou de um bom prato de feijoada.
Para os puristas só é possível se utilizar cachaças de segunda categoria na caipirinha, já que ela não é uma forma “nobre” de degustar uma cachaça, é mais um drinque para estrangeiros ou para diletantes. A caipirinha “nobre” para o brasileiro é com vodka! Não passa pela cabeça deles que a popularização da cachaça deve acompanhar os novos tempos, onde drinques bem elaborados, acessórios, copos e garrafas bem desenhadas fazem parte da qualidade e da cultura do bem beber.
Eu, por exemplo, gosto de uma boa cachaça, bem gelada, o que é uma grande heresia para os puristas conservadores, o mesmo ocorre com uma pinga “on the rocks”. Recorro a um cálice de vidro fino, que coloco no freezer para ter sempre uma boa dose á mão e na temperatura certa, já que ela não congela! Gosto também de uma boa caipirinha e cheguei a desenvolver uma receita simples, para passar aos estrangeiros que se encantam e querem levar uma lembrança de sua estada: Dobrar a quantidade de fruta macerada, com uma boa cachaça e completar com gelo. Esta proporção sempre deu certo e não embriaga rápido.
Quando se trata de acessórios, tenho que admitir que nossos estrangeiros diletantes nos superam no design dos pilões para caipirinha, o que deveria ser privilegio nosso! No Brasil só encontramos pilões muito primários, de madeira e sem nenhum requinte de desenho, eles não acompanharam o crescimento de qualidade de nossas cachaças. Tenho mania de colecioná-los e devo admitir, constrangido, que os designs alemães da WMF e Roesle, em metal, e os austríacos da Leopold, em madeira, tem soluções sensivelmente melhores que as nossas.( Vejam as imagens em anexo). Eles consomem nossa caipirinha, hoje um drink internacional, e declaram seu apreço aperfeiçoando seus acessórios, que são encontrados em qualquer boa loja de departamentos pelo mundo afora. Designers renomados, como Gui Bonsiepe em editorial na revista Form, já declararam publicamente sua predileção pela caipirinha brasileira.
O que me surpreende é que continuamos a não valorizar o que é nosso, nem em termos de design como em nenhuma outra forma. As garrafas padrão para cachaça são uma lástima, as especiais para exportação são piegas e com rótulos ruins, nomes estranhos ou mesmo de duplo sentido. Algumas têm embalagens mais caprichadas mas o design passou longe. Deveríamos ser os melhores em garrafas de cachaça, em pilões para caipirinha, ou em coadores para café, ou mesmo em redes de franquias de venda de café, ao invés de estarmos nos rendendo às Starbucks da vida, afinal esses são produtos autenticamente brasileiros.
Entretanto, continuamos a ter atitudes de colonizado onde acreditamos que o mascate que vem de fora nos trás produtos de qualidade, ou nos dá lições de como devemos ser e nos comportar. Lembram da folclórica historia dos espelhos dados aos nossos primeiros indígenas?
“Em terra de cachaceiro o pilão tem que ser é de pau”!?!? E sempre mal feito????
Adorei o post e adorei conhecer seu blog, Freddy!
ResponderExcluirAcho muito importante essa questão que voce levanta, sobre a valorização do que é nosso. Temos design de qualidade, criativo, e com um perfil profissional, tido como plenamente adaptável, que é muito apreciado em todo o restante do mundo. Mas parece que aqui, nao!
Aproveito para agradecer a inclusão do GuiaSobreDesign em seus links. Muito obrigado!
Farei a inclusão do seu blog lá no guia, também.
Obrigado e parabéns! Muito bom!
Olhem como nossa cultura é valorizada lá fora! O site/blog é mantido por estrangeiros!
ResponderExcluirhttp://www.cnn.folderpark.net/
Finalmente conseguimos fazer valorizar uma marca nossa! Já não era sem tempo!!!
ResponderExcluirhttp://exame.abril.com.br/marketing/noticias/marca-cachaca-e-reconhecida-como-brasileira-nos-eua