Neste período pós-pandemia, temos observado certa urgência do movimento no retorno a aglomerações de todas as ordens. Festas, festivais, Carnaval, futebol.etc. Há reuniões em assembléias, igrejas, cultos, cinemas, teatros, estádios, etc. Essas reuniões nem sempre são em locais adequados a aglomerações, especialmente quanto à segurança. Poucas são as situações onde há preocupação com possíveis situações de pânico coletivo. Saídas de emergência, sinalização adequada, áreas de escape, extintores, mobiliário adequado, são raros e às vezes totalmente não existentes.
No item mobiliário cada vez mais se utilizam assentos precários, como cadeiras plásticas ou mesmo cadeiras fixas, tanto em instalações fixas como temporárias. Poucos têm noção de que este item vai além do conforto de oferecer um assento e pouco se preocupam com as conseqüências de uma situação de pânico Em caso em que ela existir, real ou imaginária, uma cadeira ou poltrona inadequada pode ocasionar mais acidentes do que o fogo ou a fumaça. Estes itens podem se transformar um ambiente de aglomeração em uma armadilha mortal para seus freqüentadores.Como quase aconteceu em um templo na região de São Paulo, não faz muito tempo!
Cadeiras isoladas podem se transformar em obstáculos a evacuação, com pessoas caídas e machucadas, sendo pisoteadas e até retardar a evacuação, criando situação em que sejam vitimas de asfixia, de queimaduras ou mesmo de desabamentos, .
Houve época em que auditórios necessitavam seguir normas de segurança, a NBR 9650, mas hoje dificilmente encontramos estes cuidados. São presentes apenas em auditórios de grandes empresas ou corporações e em universidades, alem dos cinemas de grandes redes. Dificilmente os auditórios, igrejas, shows de hoje em dia passariam pelas inspeções dos bombeiros, se solicitados.
Poltronas Audit e suas variações - MLMagalhães |
As poltronas ou cadeiras de auditórios devem ser mais resistentes do que poltronas ou cadeiras normais. Devem ter assentos rebatíveis ou retráteis, afim de facilitar o acesso dos usuários, mas antes de mais nada facilitando sua saída em uma emergência. Devem ser fixas ao chão, de modo que não possam ser movidas de lugar, durante seu uso mas prevendo uma evacuação não se tornem obstáculos a movimentação dos usuários. No caso de possuir pranchetas, estas devem ser fáceis de guarda e resistentes ao mau uso. Precisam resistir a eventuais ações de vandalismo ou descontrole por parte do público já que nossa sociedade não é ordeira, especialmente em situações extremas. Um fator primordial é o uso de materiais fogo retardantes, no estofamento e no revestimento, ou auto-extinguíveis e que não produzam fumaça tóxica.
Sob o ponto de vista do usuário elas devem prover conforto e funcionalidade que se resume em ergonomia correta, com apoio lombar, com angulação adequada e curva no encosto, proporcionando apoio diferenciado a diversas posições de sentar, adequadas a um grande percentil da população e a variadas faixas de idade. Devem prever manutenção rápida e fácil, e ter características acústicas também adequadas, fiuncionando tanto a ambientes lotados como semi ocupados.
Poltronas Sirius 2 - Chromma |
Tivemos participação no design de diversas poltronas de auditório e sempre observamos a maioria destes itens, adequando cada projeto a seu uso e a uma faixa de custo condizente com seu fabricante ou mercado ao qual se destinava. Mesmo assim temos que ampliar a discussão de como estes produtos são utilizados e percebidos pelo seu público e especificador. Segurança, adequação e conforto são direitos dos usuários e do público, qualquer que ele seja, e em qualquer situação.
Mobiliário deve sempre poder ser utilizado com conforto e praticidade, mas nunca, em nenhuma situação, se transformar em ameaça ao seu usuário final.
Texto não publicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário