Não sei exatamente por que, mas sempre fui fascinado por chapa metálica. Acho um material com muitas possibilidades de uso, mas pouco valorizado pelos designers atuais. Acho que poderíamos ter um “retorno” a chapa metálica para evitar no futuro a piora no descarte de plástico que já enfrentamos nos dias de hoje.
Fogão industrial em chapa esmaltada |
Aspirador de pó em chapa pintada |
A chapa metálica tem uso milenar. Os antigos, quando conseguiram laminar os metais, não poderiam supor que esta técnica pudesse ter tantos desdobramentos. Nos dias atuais a chapa metálica tem a possibilidade de ser utilizada em grandes ou pequenas produções. Da indústria automobilística à serralheria ela esta presente em diversas formas e aplicações. Dobrada, estampada, recortada, repuxada, laminada, perfilada, prensada, perfurada, pintada, cromada, galvanizada, revestida, inoxidável, anodizada, elas podem ter a forma, desde folhas finas de alumíno ate chapas reforçadas para uso naval.
Gabinete para equipamento em chapa pintada
Desde os anos 50 os plásticos têm tido a predileção, pelos designers ao uso das chapas. Muitos produtos que eram produzidos em chapa metálica, não importando a matéria prima, foram redesenhados para sua produção em plástico. Especialmente os produtos de uso diário, ou de alto consumo. Os plásticos possuem a vantagem de já sair de produção com seu acabamento, que pode ser dos mais variados. Ao passo que os produtos de chapa pedem acabamento e proteção extra, pintura ou outros.
Sabemos bem no que este processo resultou. Oceanos de plástico espalhados pelo planeta, por descarte impróprio, busca por processos de reciclagem, cada vez mais específicos e caros, resultando em grandes problemas ambientais. O usuário nem sempre é consciente disso e na maioria das vezes contribui para um descarte não adequado, agravando o problema. No caso de produtos de chapa metálica, há um descarte muito mais fácil e adequado, como no caso do alumínio, por exemplo, onde a reciclagem e o reaproveitamento é de 100%, sem falar nas chapas ferrosas, que se desmancham sozinhas, pela corrosão, sem agredir o meio ambiente. Elas são ainda perfeitamente recicladas, desde que coletadas adequadamente. Devemos re-valorizar o uso de chapas metálicas no futuro, especialmente por se adaptar bem a pequenas, médias e grandes produções e pela alta possibilidade de reaproveitamento que elas possuem.
Tanto na indústria eletrônica como na de aparelhos científicos há grande campo para o emprego de chapas metálicas, especialmente em produtos de baixa produção. Nesta área são muito utilizados gabinetes padrão sem personalidade e não adequados. Nos anos 60 empresas eletrônicas utilizaram de chapas metálicas em seus gabinetes que estão sendo replicadas por empresa atuais. No primeiro caso a podemos citar a Braun e no segundo a Apple, como exemplo, e seus produtos. O mesmo acontece nos novos “smartphones”, cada vez mais apresentados com acabamentos em metal.
Gabinete Mac Pro |
Produtos Apple em chapa metálica |
Case metálico do iPhone 12 |
No mobiliário vemos também um crescendo no uso de chapas metálicas, combinadas a madeira ou outros materiais. Por muito tempo isso foi evitado, especialmente em nosso país, onde a siderurgia era de péssima qualidade. Hoje em dia temos a produção de laminados de aço de qualidade, que rivalizam com os produzidos no exterior. Isso se deve, especialmente, por exigências da indústria automobilística e pelo fato de que nossos principais centros de consumo se situam a beira mar.
Recentemente temos alguns exemplos que podem servir como referência, para uma revalorização do uso deste material. O uso maior de chapas metálicas tem ainda as facilidades de produção digital, com seus recortes a laser, ou dobradeiras digitais, por exemplo, que permitem produção em pequena escala ou mesmo personalizada, fato impossível com a maioria dos processos em plástico.Como temos grandes recursos minerais no país, em todos os metais disponíveis, precisamos redescobrir o valor e as vantagens do uso e da aplicação de chapas metálicas no design de produtos, de qualquer natureza.
Com isso o pais contribuirá de forma substancial para o meio ambiente e pela redução de resíduos plásticos, nos oceanos e nos lixões, dando uma lição aos que optaram pelo contrário.
A nossa nova realidade material merece isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário