Design é qualidade, é conhecimento, é cultura.
Design serve para melhorar a vida, adicionando valor a nossa cultura material. Neste espaço queremos discutir alguns destes tópicos, especialmente em relação a realidade brasileira.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Projetos e projeções

Fala-se constantemente em inovação, nas escolas, na imprensa, nos seminários, nas “lives” tão comuns neste período de pandemia. Os filósofos e os gurus da economia e da administração, os jornalistas especializados, deles só ouvimos o mote que a inovação é a pedra de toque da sobrevivência. 

Em um país em desenvolvimento como o nosso há uma necessidade de novos projetos, de planejamento, do uso dos parcos recursos de que dispomos da forma mais racional e inovativa possível. Mas nós acreditamos verdadeiramente nisso??? 

Inovação pressupõe talento, estudo, pesquisa, risco, iniciativa. Mas pressupõe também capital, tempo, formação, mercado, fomento e credibilidade! 

Na área do design, podemos dizer, que tudo o que foi elencado na primeira parte dessa frase está presente em nossa realidade, até mesmo com sobra. Falta-nos é a segunda parte e sem ela não conseguiremos sobreviver. 

Fico impressionado com o desperdício de idéias, de projetos, de possibilidades já desenvolvidas e que desprezamos sem a menor cerimônia. Nas escolas e faculdades de design se pratica a disciplina de projeto, como espinha dorsal. Todos os graduados têm que apresentar um projeto de graduação, um TCC, como é conhecido. As prateleiras destas instituições estão lotadas destes projetos, muitos de excelente qualidade e que nunca tiveram a chance de chegar ao meio produtivo, ao mercado.  

Os concursos de design, que realizamos há décadas, apresentam, projetos, idéias, produtos da mais alta qualidade. Muitos são premiados, mas também tem vida curta, não chegam ao meio produtivo, ou quando chegam duram pouco, por razoes que desconhecemos. Assim com nas leis, no Brasil há projetos “que pegam” e outros que não pegam. Mesmo que sejam melhores. Há inclusive produtos de sucesso que somem, sem explicação. 


 Há alguns anos a revista “Industrial Design” americana elogiou uma de nossas embalagens, o saquinho de leite! Argumentou que era um exemplo de solução menos poluente, mais inteligente e mais racional que os “packs” utilizados no seu país. Considerou que isso demonstrava que um país jovem como o nosso, aprendia dos erros por eles cometidos. Hoje não temos mais o saquinho, exceto em alguns casos excepcionais e temos uma montanha de “packs” depositados em nossos lixões e no oceano. 

Parece que nós nos “cansamos” de ter uma boa idéia e depois de um tempo a descartamos, sem memória. Isso já aconteceu com produtos “brazucas” reconhecidos aqui e lá fora também. Dois produtos publicados e premiados fartamente e que nos orgulhavam como símbolos de nossa inteligência sumiram de nossas prateleiras, sem explicação. O filtro para água, uma versão moderna do celebrado filtro de barro, da Ceramica Stefani desenvolvido pela DAP Design do Roberto Brazil e do Oswaldo Solla, foi amplamente premiado aqui, tendo ainda recebido o IF Design Award na Alemanha, em 2004. Foi comercializado por um tempo e depois descartado pela empresa, sem nenhuma explicação. Outro exemplo é a jarra para água DUE, produzida pela Coza, que foi premiada em 2006 no MCB Premio Design do Museu da Casa Brasileira. Com design de Valter Bahchivanji, tem a característica de uma tampa, que abre e fecha, dependendo de sua colocação, mas seu formato é tão inteligente que cabe na geladeira de forma a desocupar espaço. Foi distribuída por algum tempo e depois sumiu do mercado. Não há disponíveis jarras com este formato e características, deste ou de outro fabricante, infelizmente O que se percebe é que não acreditamos no que nós mesmos produzimos.


Enquanto isso, há produtos que se tornam ícones e mesmo com o passar dos anos continuam a existir e a serem considerados ótimos. A poltrona Mole, do designer brasileiro Sergio Rodrigues de 1956 é um exemplo. Foi lançada e somente teve sucesso, depois de receber premio na Itália. Teve 16 copias produzidas por concorrentes, registradas pelo criador, foi quase descontinuada e ressurgiu com todo vigor, sendo um item obrigatório em projetos de decoração contemporâneos, mesmo 65 anos depois.

A nossa cultura material precisa de inovação. Mas precisamos, antes de mais nada, entender que inovação tem que ter quem acredite nela. As decisões sobre se um produto nasce ou morre são, na maioria das vezes tomadas por quem os produz, com critérios nem sempre adequados a cada caso, sem uma visão holística. 

Mas sempre com um olho, ou os dois, no lucro! O único critério que serve para nossa classe produtora!!! Será que por isso descartamos tantas idéias com potencial??? Até quando desperdiçaremos projetos, por não termos claro qual a sua projeção? 

Até quando deixaremos de acreditar no que projetamos???

2 comentários:

  1. Após a publicação deste texto constatamos que a Jarra para água DUE continua em produção. Foi encontrada escondida, no catalogo da Coza/Brinox, agora sem este nome e disponível em uma nova versão, transparente. O problema é que originalmente era produzida em polipropileno, em diversas cores e passou a ser produzida em poliestireno. Isso a torna muito mais frágil e impede de ser utilizada em maquinas de lavar ou microondas, como anteriormente. O exemplar encomendado pela internet nos chegou já danificado pelo transporte, mesmo estando bem embalado, o que não aconteceria ser produzida no material original.
    É o lucro, idiota!!!

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  2. Fred muito obrigado por sua fala sobre nosso trabalho !!!! O que resta hoje é uma tristeza muito grande ... depois de ter feito vários projetos para AOC (incluindo produção mundial), TECTOY onde cuidei do Design de vários produtos, desde sua fundação, DIXTAL onde desenvolvi vários equipamentos, incluindo um Monitor de sinais vitais que aparece em todas as novelas ou reportagens sobre UTIs nesta pandemia, sem contar que desenvolvemos a primeira urna eletronica que hj está sendo criticada por este cara !!!!!! Grande abraço

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Design e a miopia estratégica

O pais vive nesta virada do ano uma época de euforia, a economia estabilizada, a oferta de empregos, as exportações, as descobertas de petróleo, o IDH, as vendas de natal, estão fazendo todos enxergarem um futuro cor de rosa.

Simultaneamente continua havendo uma visão truncada quanto a nosso desenvolvimento industrial, especificamente no que se refere ao design. Quando foi criado o Programa de Qualidade e Produtividade esqueceram de incluir o design, o que não aconteceu em qualquer outro pais do mundo. Mais tarde criaram o Programa Brasileiro do Design para concertar o erro, uma iniciativa claudicante de governos passados e que mesmo no governo atual nunca conseguiu dizer a que veio. Mais recentemente na divulgação do PAC da Inovação novamente esqueceram do assunto já que no seu texto não há uma palavra sobre design. Falou-se de patentes, de inovação mas o design foi solenemente ignorado, como se ele não fosse parte da tecnologia e da inovação.

O descaso com o design por parte das federações de indústria e do comércio e de nossa classe política beira o absurdo, e nas raras ocasiões onde se manifestam sobre o assunto parecem estar fazendo favor ao design e aos designers. Nossa classe dirigente ignora solenemente o potencial de valor agregado que o design pode trazer para nossa produção, em todos os níveis.

Por outro lado o Design Excellence, uma iniciativa da Apex, que organiza nossa participação no If da Feira de Hannover continua premiando o design brasileiro no exterior, além de outros 30 concursos regulares de design, dão visibilidade de inegável qualidade ao design nacional. Apenas as indústrias multinacionais e algumas empresas nacionais mais iluminadas tem se beneficiado da qualidade do design nacional, o que também atesta nossa capacidade na área. Apesar disso não encaramos o design como um fator estratégico do desenvolvimento industrial, como o fazem Coréia, a China, e o Japão mais recentemente e a Alemanha, Itália, o Reino Unido e os paises escandinavos na metade do século passado.

Até quando o governo vai ignorar o design como estratégia? Até quando o pais vai teimar sistematicamente em não utilizar deste instrumento de desenvolvimento? Até quando vamos dispensar o fator de geração de valor agregado mais barato e eficiente que existe? Até quando vamos deixar de nos beneficiar de utilizar o design como fator de melhoraria de nossa produção e de nossa qualidade de vida?

A maioria do empresariado de capital nacional precisa corrigir sua miopia crônica em relação ao design. Necessitamos com urgência de uma verdadeira cirurgia para eliminar a miopia estratégica a respeito do design em nossa classe dirigente e em nosso meio produtivo. Não há óculos que dê mais jeito!!

Texto publicado no Site http://www.abedesign.com.br/
05.2008



O legado de José Carlos Bornancini (1923-2008)

Quem não tem ou teve um produto desenhado por Bornancini em casa? Uma tesoura Ponto Vermelho, uma faca Corte Laser, uma garrafa térmica Termolar ou quem sabe foi alimentado pelos pais com o Talher Criança.? Quem valida seu Cartão nos ônibus do Rio de Janeiro e de outras cidades, não deve saber que diariamente entra em contato, até por mais de uma vez, com um produto desenhado por este pioneiro do design brasileiro.

Este engenheiro por formação, professor e designer por opção conseguiu nos demonstrar que o design brasileiro tem qualidades, respeitadas inclusive no exterior, muito antes de termos profissionais aqui formados e antes ainda da atual fase de reconhecimento pela qual, afinal, estamos passando. Sozinho, com seu sócio ou liderando equipes, desde os anos 50, conseguiu superar as resistências atávicas do industrial de capital nacional (e multinacional) a melhorar seu produto com um projeto coerente, racional, ergonômico e também belo quando era necessário, isso sempre sem cópia. Ao contrario demonstrou que o nosso produto por ser bom, pode ser copiado, já que teve inúmeros casos de contra-facção de seus projetos inclusive na Alemanha, berço histórico do bom design.

Bornancini e Nelson Petzhold estiveram na ESDI em maio de 2003 e proferiram a aula inaugural onde falaram de seu trabalho, enfatizando o uso da percepção visual, o foco na inovação e na coragem de inovar, como forma de contribuir para um mundo melhor.

Bornancini nos deixou, no dia 24 de janeiro. Com ele se foram muitas boas idéias, muitos ensinamentos, a companhia sempre agradável de uma verdadeira unanimidade, e algumas das mais divertidas tiradas sobre nós mesmos e nossa sociedade.
Bornancini nos deixou a crença que, se tudo que ele realizou em sua época foi possível, será possível levarmos o design brasileiro no futuro ao respeito que ele merece, mas sem nunca perder o humor!

Foi uma honra e um privilegio enorme termos convivido com Jose Carlos Bornancini.

Texto publicado no newsletter "Sinal" http://www.esdi.uerj.br/sinal - Janeiro 2008

Um Design Onírico?


Em uma segunda feira de sol radiante eu me preparava para subir no avião com destino a São Paulo e me perguntava porque estávamos ali na pista, quando todos os “fingers” do Santos Dumont, recém reformado, estavam ociosos. Perdoei o fato pelo sol de outono que tínhamos a nosso dispor, sabendo o tempo que iria encontrar na capital paulista. Me ajeitei na poltrona do corredor que sempre utilizo quando um senhor, elegante e bem vestido, me pede licença para sentar na poltrona da janela destinada a ele.

O avião levanta vôo e admiramos a paisagem esplendida do Rio em sobrevôo matinal, que sempre deixa qualquer um de boca aberta. O senhor me da um sorriso e faz um comentário sobre o design da cidade, o que me apresso a concordar pois este é meu terreno. O design e o Rio. Faço alguns comentários sobre a qualidade do nosso design, ele me pergunta o que faço e relato brevemente minha atuação de meio designer e meio professor. Ele me diz que a sua empresa se utiliza muito do design e se apresenta como Manuel, de sobrenome indecifrável, presidente da GM do Brasil.

Admirado me animo com a conversa, já que conheço o departamento de design da empresa, onde por coincidência, trabalha um ex-aluno nosso e com os quais tivemos vários contatos. Até desenvolvemos no passado projetos em conjunto com nossos alunos, com suporte da empresa , como um interessante projeto de interior de automóvel destinado ao publico feminino. Somos interrompidos pelo serviço do micro lanche do serviço de bordo e comento que já tivemos dias melhores na Ponte Aérea. Ele ri e menciona que sabíamos administrar e contornar melhor a escassez típica de um país em desenvolvimento.

A conversa continua animada e pergunto por projetos atuais, nestes tempos de crise, de escassez de recursos, de excesso de cautela, de paralização de idéias. Ele me responde que estamos numa época de expectativas, enrola um pouco o papo e percebo que não pode revelar idéias corporativas. Para enfatizar meus argumentos, e dar uma de cara informado, relembro a ele que o departamento de design da empresa dele já teve atuação destacada em projetos de sucesso, como o Celta e o Prisma, por exemplo, que são projetos inteiramente nacionais e que até geraram um novo modelo de produção. Relembro a frente do projeto Sabiá, uma “pickup” conceitual apresentada em salões do automóvel internacionais e que foi aplicada em toda a linha Opel, da época. Falo das sucessivas remodelações da linha Corsa e Astra bem como de outros projetos pontuais que sustentam a imagem da empresa no Brasil e no exterior além do excelente estúdio de realidade virtual que possui atualmente.

Animado, faço ainda algumas considerações sobre designers brasileiros de empresas concorrentes, como a Volkswagen e da Fiat que atuam com sucesso no exterior e de novos players no mercado brasileiro, como os franceses que recentemente estabeleceram centros de design no Brasil. Ele se mostra impressionado com o meu entendimento do assunto e concorda com a nossa eficiência em termos de design automobilístico. Eu, meio bobo com meu desempenho, começo a extrapolar e coloco em questão o fato de não entender porque não temos uma montadora de capital verdadeiramente nacional, onde o design brasileiro fosse reconhecido, plenamente. Ele então, não se contendo, se aproxima de mim, por sobre a poltrona do meio vazia, e me confidencia em voz baixa que talvez estivéssemos próximos disso naquele exato momento. Dá a entender que a filial nacional da GM esta para ser vendida a um forte grupo nacional, neste processo de concordata que a GM americana está vivendo. Sem ser muito explicito dá a entender que está indo negociar o fato naquele dia. Eu o encaro meio atônito por ter me revelado este segredo e fico cheio de esperança, imaginando que nosso design automobilístico finalmente poderá ter o reconhecimento que os japoneses, os coreanos ou mesmo os recém chegados indianos e chineses, tem, mesmo tendo começado muito depois de nós.

Nos aproximamos de São Paulo e o aviso dos cintos e dos aparelhos eletrônicos proibidos ecoa pelo avião. Trocamos cartões e finalmente vou decifrar aquele nome inaudível lá do começo. Quando fixo meus olhos míopes no cartão, percebo estar sem óculos e começo a ouvir um ruído estranho e persistente.

Me assusto muito pois parece um ruído de emergência e a repercussão de uma tragédia aérea recente ainda está presente na memória. Descubro ao mesmo tempo aliviado e decepcionado que é o meu celular me despertando para um novo dia de trabalho onde vou encarar mais uma turma de alunos, tendo que convencê-los que fazer design no Brasil vale a pena. Será um sonho? Coloco os óculos e me levanto, como faço todas as amanhãs.

Texto não publicado - Junho 2009