Estamos em um verdadeiro ponto de virada. A era do design global, "culturalmente neutro", alimentada pelo sonho da homogeneização mundial através da integração econômica, está chegando ao fim. Este sonho, apoiado por um modelo de pensamento neoliberal, em parte neo-imperialista, ameaça falhar devido às suas próprias contradições.
Permanece a percepção: o design é novamente levado fortemente para sua origem, em contextos sociais, culturais e industriais. Observamos um retorno ao design como um ato cultural, ou melhor: como uma expressão de uma cultura industrial caracterizada por valores sociais, responsabilidade ecológica e conhecimento local.
O design atual muitas vezes tende a um “mainstream” visualmente suavizado e orientado pela marca, que perde a relação com a realidade da vida do usuário, como Don Norman já criticou. mas agora o design está começando a se orientar novamente para o contexto, para o lugar, para a comunidade, para a função social.
A Alemanha lembra de sua própria história de design: Werkbund, hfg ulm, Bauhaus, Dieter Rams. Uma tradição que se concentra na função, na responsabilidade social e ecológica e na justiça material. A Escandinávia, por outro lado, desenvolverá ainda mais sua identidade de design já forte e historicamente crescida: clara, reservada, centrada nas pessoas. O Japão está novamente aprofundando sua própria lógica cultural da forma, da escolha do material e do significado.
Resta saber se esse desenvolvimento deve ser avaliado positiva ou negativamente. Uma coisa é certa: o design que ignora as condições locais, sociais e culturais não faz jus à sua responsabilidade.
Este campo recém-formado também requer pesquisa, reflexão e compromisso. Devemos acompanhá-lo cientificamente, permeá-lo metodicamente e desenvolvê-lo em termos de design. A relação entre design e cultura, que há muito é marginal, em favor da competitividade global, deve ser movida de volta ao centro.
Está na hora!
06 de Maio de 2025
Fritz Frenkler é designer graduado pela HfG Ulm.Tem larga experiencia como titular da F/P Design Co com sedes em Berlin e Kyoto. Foi designer da Wilkahan, do Deutsche Bahn eda Frog Design Asia. E professor de design industrial na TU Municch.
Este texto foi publicado no LinkedIn e reproduzido dor gentilesa do autor. Destaques feitos pelo tradutor.
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